Arquitetura: Frank Lloyd Wright!

terça-feira, agosto 12, 2014

A maioria das pessoas que desejam trabalhar com arquitetura, como eu, tem como inspiração o arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright! Considerado um dos melhores arquitetos de todos os tempos, Frank foi uma das figuras chaves da arquitetura orgânica, exemplificada pela Casa da Cascata, um expoente da arquitetura moderna que se contrapõem ao estilo internacional europeu e também desenvolveu o conceito da arquitetura ligada ao urbanismo e ao paisagismo, na qual a Rosenbaum House é um exemplo.

Sua obra inclui exemplos originais e inovativos de edifícios dos mais diferentes tipos, incluindo escritórios, templos, escolas, hotéis e museus. Também detalhava os elementos a serem empregados no interior de suas construções, tais como mobília e vitrais.
Confiram alguns de seus trabalhos:


Museu Guggenheim em Nova York, conhecido pelas linhas curvas da fachada, representando a arquitetura moderna em sua forma mais orgânica.


Casa de Wright em Oak Park, Illinois, sua primeira casa e estúdio.


Darwin D. Martin House em Buffalo, Nova York. Projeto residencial conhecido como Prairie House (casas-pradaria). Estas casas eram estruturas horizontalizadas, baixas, com telhados inclinados, silhueta simples e limpa, com chaminés disfarçadas, saliências e terraços, utilizando-se de materiais rústicos. Estas casas são as primeiras a apresentarem o sistema de planta aberta, ou seja, a estrutura é livre das paredes, permitindo múltiplas opções de divisões internas.


Westcott House em Springfield, Ohio. Personifica não somente o projeto inovativo de Prairie Style de Wright, mas também reflete sua paixão pela cultura e arte japonesas nos característicos traços de tradição oriental do projeto.


Hillside Home School em Taliesin


Fallingwater House (Casa da Cascata). Considerada uma das mais famosas casas do mundo, sua principal característica é o fato de ter sido erguida parcialmente sobre uma pequena queda d'água, servindo-se dos elementos naturais ali presentes (como pedras, vegetação e a própria água) como constituintes da composição arquitetônica. Assim como várias outras obras de Wright, foi construída com materiais experimentais para a época.


Rosenbaum House em Florence, Alabama. É um conhecido exemplar de seu conceito Usonian House.


Frederick Robie House em Chicago


Avery Coonley House em Riverside, Illinois

Devo dizer que o trabalho do Frank que eu mais gosto é a Casa da Cascata! Acho simplesmente sensacional! 

E vocês, já conheciam os trabalhos dele? Já visitaram algum desses lugares? Me contem!!! Bjos

You Might Also Like

1 comentários

Subscribe