Arquitetura: Casa Container por Bruna Foggiatto!

quarta-feira, setembro 02, 2015

Talvez para você um container não passe de uma caixa de aço para transporte de cargas ou de um banheiro portátil usado em grandes eventos. Porém, para alguns arquitetos e clientes mais ousados, eles podem ir muito além.

E engana-se quem pensa que eles se restringem a moradias populares. Lá fora, casas feitas com containers já chegam a ocupar áreas de 6 mil metros quadrados e já são até chamadas de mansões.

Pelo fato de serem reutilizados e produzirem menos entulho do que as construções convencionais, os containers têm sido vistos com bons olhos por compradores preocupados com questões de sustentabilidade, mas que não abrem mão de ter uma casa com ares modernos.

Os containers possuem uma imagem popular por serem usados como banheiros em festas e como barracões de obras. Devido a questão de sustentabilidade e esse aspecto meio industrial que está na moda, têm surgido mais projetos feitos com eles. Eles são procurados por pessoas que buscam uma moradia moderna, com uma pegada mais jovem e descolada e que apreciam um design mais arrojado para encarar uma casa container. 

Containers também vêm sendo usados como uma solução para quem busca apenas um cômodo, como uma cozinha, uma churrasqueira, uma sala de jogos ou de ginástica em uma área externa da casa,

O sucesso da casa de container depende de um bom projeto e aceitação de algumas adaptações, afinal por não ter sido feita para ser uma casa,as tubulações ficam aparentes e é preciso um projeto técnico por trás, com uma boa ambientação e iluminação. 

Segundo a diretora da Costa Container, o valor médio do metro quadrado das casas de container na empresa é de 1.500 reais, o que equivale a 150 mil reais para uma casa de 100 metros quadrados, ou 75 mil reais para uma área de 50 metros quadrados. Esse valor inclui o preço do container, os recortes feitos, o acabamento, como o assentamento de piso e forro de gesso, instalações elétricas e hidráulicas e o frete. Os valores variam principalmente de acordo com o acabamento solicitado pelo cliente e o frete, que pode ser mais caro dependendo da distância que o container deverá percorrer para chegar até o terreno do cliente. O preço do container isoladamente pode ser bem mais baixo: varia entre 1.500 dólares, que seria o preço pago por um usado, a 2.700 dólares, valor pago por um container novo. Como o material é importado, os preços são cotados em dólar

As medidas dos containers não variam muito e existem dois tamanhos mais comuns: o container de 40 pés, que tem 29 m² (12 metros de comprimento x 2,45 metros de largura); e o menor, de 20 pés, que tem quase 15 m² (6 metros de comprimento x 3,45 metros de largura). A altura costuma variar entre 2,60 a 2,90 metros.

Para confeccionar casas superiores a essas metragens, os containers são agrupados. Eles podem ficar lado a lado, um em cima do outro ou podem ser separados e ter uma área de integração descoberta entre os dois. Os containers devem contar com revestimentos que proporcionem isolamento térmico e acústico. Já os pisos podem ser os mesmos usados em construções de alvenaria, como: pisos vinílicos, de alumínio, cerâmicos ou laminados.

Outra vantagem das casas de containers é o prazo de finalização da obra. Uma casa de container com 200 metros quadrados fica pronta em três meses, em média, e uma de 100 metros quadrados pode ser finalizada em um prazo de 45 a 60 dias. A mobilidade também é outro diferencial. Mesmo com uma série de adaptações realizadas no container, se o projeto inicial contemplar a possibilidade de deslocamento, o container pode ser transferido de um lugar a outro facilmente.

Ainda que os containers sejam, em tese, soluções com preços mais acessíveis, dependendo da complexidade do projeto, o barato pode sair caro. Além disso, se o projeto não for bem feito, com isolamentos acústico e térmico de qualidade, o morador pode sofrer em temporadas de verão e inverno mais rigorosas e pode ficar exposto à poluição sonora. As soldagens também devem ser muito bem feitas para evitarem infiltrações.

 Confiram abaixo a montagem de uma casa container:

Projeto 3D feito pro Bruna Foggiatto

Espero que tenham gostado!

Beijos, 
Bruna

You Might Also Like

6 comentários

  1. Achei o máximo esse projeto.
    Já tinha visto algumas residências em container.
    Teve um ano que fui na Casa Cor e fizeram um bar super top em um container.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Fica muito bacana casa em container né!
    Demais esse projeto!
    beijinhos, Rê
    http://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
  3. Fica sofisticado os ambientes, gostei de algumas ideias!
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  4. Que lindo!
    Já vi vários imóveis assim. Inclusive tem um hotel que é em container.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Miih, acho essa ideia super legal! Achava que só era feito em espaços pequenos!! Pena que às vezes sai mais caro e dá trabalho mesmo, ainda mais aqui que não temos muito disso.

    beijo
    www.belatriz.info

    ResponderExcluir
  6. Acho essa ideia muito interessante! Com um projeto bem feito nem dá pra dizer que a origem do imóvel é na verdade um container. Na cidade onde eu moro tem uma loja feita com container, é bem legal!
    Beijo

    ResponderExcluir

Subscribe