Pra ler: O Retrato de Dorian Gray!

segunda-feira, setembro 29, 2014

Oi gente!!!

Hoje vim trazer mais uma resenha para vocês! O livro de hoje é: O Retrato de Dorian Gray do Oscar Wilde.
Falar sobre esse livro é tão difícil, pois trata-se de uma história muito complexa e reflexiva. Escrito por Oscar Wilde, essa obra é seu único romance e o grande triunfo de sua carreira. 

O Retrato de Dorian Gray não é apenas um clássico atual, mas também uma obra-prima que polemizou e foi reconhecida já na época que foi escrito. Oscar Wilde mostra em sua obra um comportamento polêmico na dupla personalidade do personagem principal, Dorian Gray, um homem narcisista e hedonista, que tranquilamente frequentava encontros e festas da alta sociedade inglesa após cometer crimes e assassinatos.

A obra mostra-se claramente como uma crítica à sociedade inglesa do século XIX, uma aristocracia conservadora, que por trás das aparências não era tão conservadora assim. Ou como o próprio autor dizia, a "terra natal da hipocrisia".


Dorian Gray é um belo e ingênuo rapaz retratado pelo artista Basil Hallward em uma pintura.  Devido ao fato de todo seu íntimo estar exposto em sua obra prima, Basil não divulga a pintura e decide presentear Dorian Gray com o quadro. Com a convivência junto a Lorde Henry Wotton, um cínico e hedonista aristocrata muito amigo de Basil, Dorian Gray é seduzido ao mundo da beleza e dos prazeres imediatos e irresponsáveis, espírito que foi intensificado após, finalmente, conferir seu retrato pronto e apaixonar-se por si mesmo. A partir de então, o aprendiz Dorian Gray supera seu mestre e cada vez mais se entrega à superficialidade e ao egoísmo. O belo rapaz, ao contrário da natureza humana, misteriosamente preserva seus sinais físicos de juventude enquanto o seu retrato e as demais pessoas envelhecem e sofrem com as marcas da idade. 


O livro tem apelo atemporal e universal. Entre suas características mais fortes, há a presença de elementos fantásticos e de grandes reflexões filosóficas, além do conhecido sarcasmo de Wilde.

A obra até hoje é motivo de estudo e uma referência para inúmeros escritores


E aí, gostaram da indicação? Já leram? Me contem!!! Bjos

You Might Also Like

7 comentários

  1. Ain li na faculdade!
    Vi o filme e acho a história muito interessante *-*
    Beijos

    Curta a fanpage do blog: https://www.facebook.com/UtilidadesEBobagens <3 http://www.utilidadebobagem.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, o filme é péssimo! hahahaha. A história é incrível mesmo!

      Bjos

      Excluir
  2. Muito bom!!! Adoro.

    Beijos

    Jéssica
    Fashion Jacket – www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nunca li mas já fiquei com vontade!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Li no primeiro ano do ensino médio. A história é extremamente reflexiva e representa as inquietações do próprio Oscar Wilde que passou boa parte de sua vida preso por ser gay. Adorei a capa da sua edição, tô babando!

    Beijos

    http://www.abortoliterario.com/

    ResponderExcluir

Subscribe