Entrevista: Anita Deak!

segunda-feira, outubro 27, 2014

Oi pessoal!!!
Para quem acompanha os últimos lançamentos de livros já deve ter ouvido falar da escritora Anita Deak, ou pelo menos de seu romance de estréia que está bombando: "Mate-me quando quiser", lançado esse mês pela editora Gutenberg.

O livro foi anunciado pela editora há alguns meses atrás! Assim que li a sinopse já fiquei super ansiosa para ler! Estou prestes a comprá-lo (uma vez que ele ainda não chegou em Campinas) e tenho certeza de que será aquela leitura em que irei devorar os livros em poucos dias!

Mas o que mais me chamou atenção foi o fato de ser o primeiro livro da autora e ele já estar fazendo tamanho sucesso! Fiquei encantada por tamanho reconhecimento e entrei em contato por e-mail com a Anita e perguntei se ela topava dar uma entrevista exclusiva para o blog! E para a minha felicidade, ela topou! Além de muito talentosa, ela é a simpatia em pessoa!

Confiram abaixo a entrevista exclusiva da autora para o ByMiih:


1- Desde sempre você soube que queria ser escritora ou já chegou a pensar em seguir outra carreira?

Eu sempre gostei muito de boas histórias e de escrevê-las. Aprendi a ler aos 5 anos de idade e a minha tia, que me criou, tinha a curiosa mania de me dar livros adultos Se eu entendia tudo, não me lembro, mas ainda guardo a sensação do fascínio que as narrativas despertavam. Acabei começando pelo jornalismo, que me ensinou a ter foco, clareza e a escrever de uma forma simples e direta. A literatura, porém, acabou me escolhendo e se tornando mais importante que o jornalismo com o passar do tempo. 

2- Como nasceu sua paixão pela leitura?

Primeiro com o exemplo da minha tia, que me comprava muitos livros e estava sempre com uma obra na mão. Acho que o fato de ter sido criada por ela como filha única também ajudou. Não convivi com meus irmãos, então passava muito tempo apenas com adultos. Posso dizer que na minha infância, o tempo das brincadeiras rivalizava seriamente com o tempo da leitura. Eu gostava tanto de brincar quanto de ler. 

3- Conheço muitas garotas que desejam se tornar escritoras. Que dica você daria a elas?

Leia muito e procure prestar atenção na forma com que os escritores constroem suas histórias. Quais palavras se repetem? Usa frase longas, curtas, como constrói a personalidade de um personagem? É por meio do diálogo, de objetos, da ação? Fazer uma leitura atenta e crítica é fundamental para o escritor, já que a partir dela pode-se descobrir os recursos literários e explorá-los na própria escrita. Também vale procurar cursos de escrita criativa, entrar em contato com escritores e, sobretudo, escrever. 

4- Como é o dia-a-dia da profissão?

Gasta-se mais tempo reescrevendo do que escrevendo. Para que um texto fique redondo, para que nenhuma palavra sobre, essa atividade é fundamental. Escritor também lê muito, pesquisa, conversa com os colegas. E eu, pelo menos, ouço bastante os leitores. Presto atenção em cada opinião e respeito bastante o tempo das pessoas. Por isso, ao construir uma história, escrevo de forma que o leitor vá comigo até a última palavra. É muito legal imaginar como a vida dos meus personagens pode conversar com a experiência e as emoções de quem lê.  

5- Com certeza a profissão já lhe rendeu experiências incríveis! Qual te marcou mais?

A história do "Mate-me quando quiser" se passa em Barcelona. O que mais me marcou foi saber, na semana passada, que uma editora espanhola vai publicá-lo lá. Fico muito feliz de que a minha literatura e, consequentemente, a literatura brasileira seja valorizada lá fora.


6- Como você teve a ideia para o livro "Mate-me quando quiser"? Já está com outro livro em mente? 

Eu queria escrever sobre uma suicida, mas esse tema é quase clichê, então pensei que precisava de uma história mais instigante. Andando pelas ruas de Barcelona, em 2009, me veio o questionamento: Tudo bem, a personagem quer se matar. E se ela tiver medo da possibilidade de ficar inválida ao tentar o suicídio? E se medo for tão grande que surja na cabeça dela a ideia de contratar a própria morte a um matador de aluguel? A partir daí, desenvolvi a história. Quanto ao próximo livro, já estou escrevendo. Pretendo terminá-lo em julho do ano que vem e já adianto: a história é bem eletrizante. 


7- O que os leitores podem esperar do livro "Mate-me quando quiser"? Muito suspense, romance, drama (ou um pouco dos três)?

Eu mudo o tempo inteiro a história para que o leitor se surpreenda. Fiz capítulos curtos e procurei escrever da forma mais instigante possível. Tem suspense, drama e romance, mas é, sobretudo, um livro que fala de vida e de morte, de escolha e de como a relação entre as pessoas, o que elas pensam sobre as outras, pode definir os rumos dos acontecimentos. 

8- Acredito que como escritora você deva ter muitos autores e livros favoritos. Quais são?

Gosto muito do Julio Cortázar, do José Saramago e do Martin Amis. E também gosto de escritores que têm a capacidade de criar mundos maravilhosos em suas mentes como a J.K. Rowling. 


O livro foi finalista do Prêmio SESC de Literatura em 2013

Sinopse do livro "Mate-me quando quiser"Decidindo que sua vida deveria chegar ao fim, mas sem coragem de cometer suicídio, uma mulher contrata Soares, um matador de aluguel. Resolve que sua morte acontecerá na bela cidade de Barcelona, e para isso envia ao seu futuro algoz a passagem de avião e o endereço de onde ficará na Espanha. Ele deverá matá-la no prazo de quatro meses, quando for mais conveniente. Junto com o pagamento, manda também uma foto sua, para que ele saiba quem ela é. Mas ela não quer saber como é a aparência de seu matador. O destino, porém, nem sempre cumpre à risca os planos que costumamos traçar para ele.

Confiram o booktrailler do livro:



O livro já pode ser encontrado nos sites abaixo:






E aí, gostaram da entrevista? Espero que sim! Bjos

You Might Also Like

2 comentários

  1. adorei a entrevista. Não conhecia o livro dela :)
    vou aguardar sua resenha aqui hein, Miih!
    bjokas http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Wan (:
      Logo logo tem a resenha! heheheheh

      Bjão

      Excluir

Subscribe