Pra ler: O sol é para todos!

segunda-feira, julho 27, 2015

"Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra"- Bob Marley

Não há frase que defina melhor a mensagem de O sol é para todos, um livro atemporal que aborda de forma notável a questão do preconceito no Sul dos EUA no século XX.
A principal causa que levou os EUA à Guerra de Secessão (disputa entre os estados do Norte e do Sul do país), foi a questão do Sul escravocrata. No Sul, o liberalismo significava a defesa da propriedade privada (escravo era tido como propriedade dos donos de terra). Mesmo depois da abolição da escravidão, o preconceito perdurou (e ainda perdura) de forma abrangente nessa região do país. 
É nesse contexto que o livro se passa. Com a história localizada na cidade fictícia de Maycomb (segundo o livro, situada no Alabama), a narrativa é centrada em um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. 
O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma escolha inteligente por parte do autor, uma vez que mostra uma visão de mundo ingênua/sem maldade acerca dos acontecimentos retratados ao longo do livro.


O sol é para todos traz uma história emocionante sobre tolerância, perda de inocência e conceito de justiça. Uma leitura que me marcou e que levarei para o resto da vida! Impossível não se encantar por esse livro!


Curiosidade: Em 1962, foi feita uma adaptação cinematográfica do livro, com Gregory Peck no papel de Atticus Finch. Confiram o trailer:


E aí, gostaram o livro? Já leram o livro? Me contem!!! Bjos

You Might Also Like

4 comentários

  1. Oi Miih! Então, eu assisti primeiro o filme, pq adoro filmes antigos. Me emocionei demais com a história e comprei o livro pela Estante Virtual. Essa tua edição é linda e bem recente né? E o filme é muuuito fiel, mas muito mesmo. Foi uma delícia reviver essa história emocionante, sob ponto de vista daquelas três crianças fofas. Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da temática do livro, viu? Faz tempo que não leio nada neste estilo! Livros assim li muito na época da faculdade. Vou guardar a dica da leitura ;)
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  3. me interessei neste livro!!! Mas tempo que não leio neste gênero!
    beijinhos, Rê
    http://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica!
    Faz tempo que não leio algo nesse gênero mas adoro. Esse vai pra minha listinha.
    Beijo

    http://www.lalaismerim.com.br

    ResponderExcluir

Subscribe